ORTODONTIA INFANTIL
A partir dos 2 anos já preparamos o sorriso saudável do futuro!
ORTODONTIA INFANTIL
A Clínica Orthodontica desenvolve tratamentos para cuidar do sorriso dos pequenos, desde o primeiro dente.
O tratamento ortodôntico é fundamental para a melhora da saúde das crianças em geral, além de melhorar o comportamento social, o desempenho acadêmico e o bem estar. A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança!
É importante saber que uma consulta no ortodontista pode melhorar a vida da criança para sempre! Quando a intervenção é feita na hora certa, muitos benefícios são alcançados como até mesmo melhorar o direcionamento do crescimento ósseo do seu filho.
Alguns problemas de má oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares) apresentam elevada complexidade terapêutica e instabilidade quando se perde a janela de oportunidade para tratamento na dentição mista. Por isso, a avaliação ortodôntica deve ocorrer em crianças a partir dos 6 anos de idade. Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados em fase de crescimento.
Os tratamentos de Ortodontia infantil previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face. Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 até 12 anos aproximadamente.
A fase da dentição mista é o período quando parte dos dentes presentes na boca são de leite e a outra parte é de dentes permanentes. Durante esta fase de erupção dentaria, as crianças apresentam um período de crescimento muito ativo, por isso uma nutrição inadequada ou a presença de hábitos podem contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de dentes mais fracos e mal posicionados. Caso ocorra a perda de um dente de leite antes do seu tempo devido, os dentes vizinhos podem mover-se para dentro deste espaço, diminuindo o espaço necessário para o dente permanente ou até mesmo, impedir a sua erupção.
Outras necessidades que o tratamento nessa fase pode atender:
- Orientar o crescimento dos ossos maxilares, criando um ambiente melhor para os dentes permanentes emergentes;
- Guiar dentes permanentes para posições mais favoráveis;
- Corrigir hábitos nocivos de sucção e deglutição;
- Reduzir a probabilidade de dentes impactados, principalmente dentes caninos;
- Reduzir o risco de trauma de dentes anteriores protruídos (inclinados para frente);
- Melhora no padrão e na capacidade respiratória;
- Melhor função mastigatória;
- Um sorriso mais atraente e harmonioso;
- Aumento da auto-estima;
- Maior e melhor habilidade para higiene bucal;
- Melhor distribuição das forças de mastigação e das forças de desgaste sobre os dentes;
Dentes, ossos e gengivas mais saudáveis.
Alguns possíveis problemas que podem precisar de tratamento ortodôntico:
Facilmente identificáveis:
- Dentes apinhados;
- Desalinhamento da mandíbula;
- Dentes que nascem fora do lugar;
- Problemas de mastigação e mordida;
- Dentes danificados por trauma ou lesão;
- Sobremordida ou mordida profunda.
Nem todos os pais conhecem a ligação destes problemas com o tratamento ortodôntico:
- Distúrbio do sono;
- Respiração pela boca;
- Ranger de dentes ou mandíbula;
- Qualquer dor na mandíbula ou rosto;
- Sucção do polegar ou outros objetos continuamente;
- Perder os dentes de leite muito rápido ou muitos de uma vez.
Etapas
Durante a consulta inicial, é avaliado se há problemas que devem ser abordados, como um potencial apinhamento (mal posicionamento dos dentes), mordida aberta devida ao hábito de chupar dedo, alguma deficiência no crescimento mandibular ou maxilar, entre outros.
O plano de tratamento varia de acordo com cada caso, podendo ser usados aparelho fixo, aparelho móvel, aparelho ortopédico ou aparelho funcional, que vão atuar a fim de: criar espaço para dentes muito apinhados ou dentes que estão em erupção; preservar espaço durante a fase de erupção, estimular ou inibir o crescimento e posicionamento da maxila e da mandíbula; reduzir a possibilidade de futuras extrações, e reduzir o tempo de tratamento na adolescência, durante a fase corretiva.
O tratamento ortodôntico é dividido em três fases. A primeira fase é chamada de tratamento preventivo e interceptativo.
A segunda fase é chamada de tratamento corretivo e a terceira fase, de contenção. O tratamento interceptativo ou ortopédico em crianças tem como objetivo corrigir desequilíbrios dos ossos da face, posição dos dentes e músculos existentes ou que estão em desenvolvimento, melhorando o complexo orofacial durante a fase de dentição mista, isto é, onde estão presentes dentes decíduos (de leite) e dentes permanentes.
O tratamento, durante a infância, apresenta grandes benefícios como reduzir consideravelmente o tempo de tratamento durante a segunda fase – fase corretiva, com o uso do aparelho fixo convencional ou autoligado ou de um alinhador transparente como o Invisalign®, e até mesmo diminuir as chances de extração ou de outros tratamentos mais invasivos que seriam necessários numa idade adulta.
As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes.
Agende já a avaliação ortodôntica do(s) pequenos na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!!
Desde 2004 somos referência em ortodontia infantil em Macaé.
Milhares de pequenos sorrisos transformados com aparelhos ortodôntico infantil.
Invisalign® First
O Invisalign First é um tratamento criado especificamente para pequenos sorrisos e que pode transformar o sorriso das crianças conforme elas crescem. A tecnologia do Invisalign First é uma das mais modernas da ortodontia e garante aos pais uma solução mais rápida e eficiente para o tratamento de seus filhos.
O Invisalign é indicado para meu filho?
Uma ótima maneira de conseguir resultados transformadores. Os alinhadores Invisalign First são:
- Criados para tratar uma ampla gama de problemas ortodônticos em crianças, tratando de casos simples a complexos, incluindo apinhamento, diastema e arcos dentais estreitos.
- São removíveis e facilita a higiene, ou seja, a criança consegue escovar corretamente os dentes e passar o fio dental.
- Criados para proporcionar um tratamento mais confortável e sem desconfortos.
Meu filho pode usar Invisalign First?
Conforme a criança cresce, seu sorriso cresce junto. Ainda com os dentes de leite, pode ser um momento perfeito para crianças entre 6 e 10 anos iniciarem um tratamento ortodôntico.
Essa etapa é conhecida como Tratamento Fase 1.
Nesta fase os ortodontistas conseguem identificar algumas características que necessitam de tratamento precoce, evitando problemas de desenvolvimento no futuro.
O tratamento com Invisalign First foi criado para obter resultados previsíveis e proporcionar uma experiência positiva, enquanto atende às necessidades exclusivas das crianças em crescimento.
Algumas vantagens dos Alinhadores Transparentes Invisalign:
- São transparentes, são discretos;
- Não utiliza fios e metais;
- São removíveis;
- Feitos sob medida;
- São confortáveis;
- Tempo de tratamento previsível e reduzido;
- Melhor higiene dos dentes;
- Menor risco de desenvolvimento de cáries;
- Facilidade de Higienização;
- Sem riscos de ferimentos na boca.
Agende já a avaliação ortodôntica com o Invisalign First para o(s) pequenos na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!!
Hábitos Parafuncionais (chupar o dedo, chupar chupeta/mamadeira e bruxismo (ranger os dentes)).
Chupar o dedo assim como chupar chupeta, pode acarretar problemas de crescimento ósseo dos maxilares, desalinhamento dos dentes e alterações no céu da boca. Se seu filho chupa o dedo, chupeta ou mamadeira e range os dentes, você precisa conhecer a Ortodontia Miofuncional!
Quando as crianças têm sinais de hábitos como chupar o dedo, mamadeira ou chupeta e bruxismo (ranger os dentes) chamados de hábitos para funcionais, a formação da face é afetada. Hábitos orais ruins, engolir incorretamente, posicionamento errado da língua ou respiração bucal, são as maiores causas das maloclusões. As forças da língua, bochechas e lábios, combinadas com os hábitos orais ruins podem afetar bastante o posicionamento dos dentes e a formação dos ossos da face.
Consequências dos hábitos parafuncionais de chupar o dedo e chupar chupeta/mamadeira:
- Alteração no formato da boca;
- Dentes tortos;
- Ossos da face sem harmonia e problemas na respiração;
- Mordida aberta, cruzada e dentes saltados para frente.
Tratamento
A Ortodontia Miofuncional atua nessas estruturas, garantindo um correto desenvolvimento da face e dos dentes. Os Aparelhos miofuncionais são extremamente eficazes no tratamento. São removíveis o que traz maior conforto na rotina dos pequenos pacientes e maior higiene. A Orthodontica disponibiliza aos seus pacientes essa técnica ortodôntica indicada para a remoção de hábitos, alinhamento dentário e desenvolvimentos dos maxilares.
O assunto é tão sério que os fabricantes de chupetas e mamadeiras são obrigados pelo Ministério da Saúde a incluírem nas embalagens dos produtos os seguintes dizeres: “A criança que mama ao peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso de mamadeira, bico ou chupeta prejudica a amamentação e seu uso prolongado prejudica a dentição e a fala da criança”. A regulamentação está em vigor desde 2002.
A idade máxima recomendada para a remoção das chupetas e afins é em torno dos 3 anos.
Agende já sua avaliação para realização do diagnóstico e tratamento ortodôntico miofuncional das consequências dos hábitos parafuncionais de chupar o dedo e chupar chupeta da sua criança na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!!
BRUXISMO INFANTIL E O TRATAMENTO ORTODÔNTICO MIOFUNCIONAL
O que é o bruxismo infantil?
O bruxismo infantil é uma condição muito comum entre crianças de 2 a 12 anos (mais comum na segunda infância entre os 5 e 8 anos) que costumam ranger ou apertar os dentes. Em geral, esse comportamento é involuntário e pode comprometer a qualidade de vida dos pequenos, podendo ocasionar outros problemas bucais.
O bruxismo caracteriza-se pelo ato de ranger, apertar ou friccionar os dentes de modo excessivo. Apesar de afetar a região bucal, a origem do bruxismo está no sistema nervoso central, por isso, o bruxismo é um ato involuntário. É por essa razão também que o problema é mais frequente durante o sono.
O aperto dos dentes pode acontecer ainda de forma semivoluntária, realizado pelas crianças quando estão acordadas.
Até 40% das crianças entre 3 e 6 anos em todo o mundo sofrem com o bruxismo infantil. Como o ranger dos dentes é mais comum durante a noite, muitas vezes os pais demoram para identificar o problema.
Só em casos mais graves é possível ouvir um barulho intenso que pode acabar acordando pessoas próximas à criança. No entanto, existem outros sinais que ajudam a identificar o bruxismo em crianças:
- dor de cabeça ao acordar;
- zumbido no ouvido;
- dor nas bochechas;
- dores no maxilar;
- som de “clique” ao abrir e fechar a boca;
- desgaste nos dentes;
- mobilidade dentária;
- sensibilidade nos dentes ao comer alimentos frios ou quentes.
Causas do bruxismo infantil?
Não existe um consenso sobre os fatores que provocam o bruxismo infantil, mas os especialistas concordam que a condição é multifatorial. Ou seja, fatores genéticos e ambientais são capazes de desencadear o problema.
Possíveis origens:
- Local: o atrito entre os dentes é provocado por interferências no processo de desenvolvimento da dentição. O uso de mamadeira e chupeta também pode levar ao desalinhamento da mordida e à má oclusão, aumentando a predisposição para o bruxismo.
- Psicológica: o problema também pode ser desencadeado por ansiedade e estresse das crianças. Mudanças na rotina acompanhada de outros hábitos, como morder bochechas, lábios e objetos, podem estimular o surgimento do bruxismo infantil.
- Ocupacional ou Ambiental: essa causa está relacionada ao ambiente e às atividades extras que podem sobrecarregar a vida das crianças. As atividades extracurriculares, como aulas de inglês, balé e a prática de esportes competitivos, podem deixar as crianças pressionadas para cumprir horários, sem tempo para se divertir. O quadro aumenta o estresse e a sensibilidade dos pequenos.
Consequências do bruxismo infantil:
Normalmente, o bruxismo infantil é descontinuado a partir dos 6 anos sem maiores consequências. Se a condição persistir após esse período, pode comprometer a articulação temporomandibular (ATM), que promove a ligação entre a mandíbula e o crânio.
Com o ranger e o apertar dos dentes, podem surgir dores na região, provocando dificuldade para mastigar alimentos mais consistentes. Os músculos faciais também podem ficar mais sensíveis por causa da contração excessiva, ocasionando maior sensibilidade e desconforto muscular. Isso acontece quando essa articulação é deformada e desgastada pela força da mordida, resultando em dores de cabeça, ouvido, mandíbula ou inchaços. O que é mais preciso ficar atento, no entanto, são nas causas do bruxismo. Fazendo parte dos distúrbios do sono, como sonambulismo e até mesmo o ato de fazer xixi na cama que são bem comuns na infância, ele costuma ser causado também pelo estresse nas crianças.
O maior prejuízo ocorre nos dentes. Com o atrito excessivo, há um grande desgaste capaz de destruir o esmalte dentário, inflamar e expor a polpa dentária. O bruxismo infantil também pode acelerar ou atrasar a erupção dos dentes, contribuindo para um desalinhamento da arcada.
Tratamento do bruxismo infantil:
O diagnóstico do bruxismo infantil é baseado na informação trazida pelos pais ou responsáveis. O dentista também vai identificar os sinais dentários e as queixas de dores musculares e nas articulações do pequeno paciente. Por isso, é preciso estar atento aos primeiros sintomas e levar a criança ao consultório o quanto antes para evitar complicações.
O distúrbio não apresenta uma cura definitiva, mas existem diferentes tratamentos que podem ajudar a amenizar os sintomas. O primeiro passo é identificar as causas por trás do bruxismo. Quando o problema ocorre em crianças, as técnicas odontológicas são combinadas com outras ferramentas.
Para proteger os dentes, o indicado é procurar um dentista para analisar a possibilidade de usar um aparelho ortodôntico para tratar o problema. As placas, tão conhecidas pelos adultos, não são as mais indicadas para os pequenos, já que a dentição ainda não está totalmente formada e a placa não acompanha o movimento dos dentes.
Os Aparelhos miofuncionais são extremamente eficazes no tratamento do bruxismo. São removíveis o que traz maior conforto na rotina dos pequenos pacientes e maior higiene. A Orthodontica disponibiliza aos seus pacientes essa técnica ortodôntica indicada para a remoção de hábitos, alinhamento dentário e desenvolvimentos dos maxilares.
Já se a origem do problema tem fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, o acompanhamento psicológico pode ajudar a criança a compreender melhor os acontecimentos. Ela também vai aprender a lidar com as experiências pessoais, diminuindo o hábito de apertar e ranger os dentes.
Cuidados que podem ajudar a prevenir o bruxismo infantil:
- Evitar que a criança mastigue chicletes em excesso ou morda objetos muito duros, como pontas de canetas;
- Incluir exercícios físicos na rotina infantil para aliviar a tensão;
- Técnicas de respiração e relaxamento;
- Ensinar a criança a lidar com as emoções;
- Permitir que os pequenos tenham atividades prazerosas;
- Criar uma rotina relaxante para o sono com luzes baixas, aromas terapêuticos e músicas calmas antes da criança dormir.
Não deixe de procurar um profissional especializado assim que surgirem os primeiros sintomas do problema.
Agende já a avaliação ortodôntica do(s) pequenos na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ!
Desde 2004 somos referência em ortodontia infantil em Macaé e região.
Milhares de pequenos sorrisos transformados com aparelhos ortodôntico infantil.
Ortodontia infantil com alinhadores transparentes Invisalign First, aparelho autoligado ou aparelho fixo convencional, é na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!!
Sobre o tratamento com aparelho Invisalign, veja mais na página: Ortodontia-Invisalign