ODONTOPEDIATRIA

Cuidar desde pequeno: este é o melhor plano! Venha para Orthodontica!


 

ORTHODONTICA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

DESDE 2004, MAIS DE 35 MIL SORRISOS TRANSFORMADOS!

A Orthodontica, atuando desde 2004, se tornou referência em odontologia multidisciplinar em Macaé, Rio das Ostras e região!

ODONTOPEDIATRIA

A Associação de Odontopediatria recomenda que a primeira visita ao O(A) odontopediatra ou o dentista que atende na área de odontopediatria ocorra durante o primeiro ano de vida, após nascer o primeiro dente de leite. Além da prevenção das doenças bucais é realizado também o tratamento das patologias específicas da fase de desenvolvimento do pequeno paciente. De forma lúdica, a odontopediatra realiza os procedimentos necessários com a colaboração da criança, evitando experiências traumáticas.
O(A) odontopediatra ou o dentista que atende na área de odontopediatria se preocupa em orientar corretamente os papais e responsáveis, motivar e condicionar a criança para então realizar os procedimentos necessários de forma confortável e segura, utilizando sempre uma conduta adequada para cada faixa etária, evitando assim, traumas e inseguranças que possam ser carregados até a fase adulta.

Quando iniciar o tratamento?

O tratamento odontológico do bebê deve começar ainda na barriga da mamãe em uma consulta que chamamos de pré-natal odontológico. É muito importante que a mamãe tire suas dúvidas e tenha todas as informações necessárias sobre os cuidados que deve tomar em cada fase de desenvolvimento da criança, além é claro, de manter a sua própria saúde bucal em dia, para evitar possíveis complicações durante a gestação como dores indesejadas e até mesmo o parto prematuro. 
Após o nascimento, as visitas do bebê ao odontopediatra ou ao dentista que atende na área de odontopediatria devem iniciar com seis meses de vida, quando surgem os primeiros dentinhos.
O(A) profissional saberá exatamente o que o seu filho precisa para manter sua saúde bucal em cada fase do desenvolvimento. Isso envolve orientações sobre a escovação, os tipos de escova, as pastas de dente, o uso da chupeta, a alimentação, etc. O mais importante é a prevenção, e quanto mais saudáveis forem os hábitos da criança, mais saudáveis serão seus dentes quando adulto.

O tratamento dói?

A maioria dos procedimentos em odontopediatria não causa nenhum tipo de dor ou desconforto, algumas crianças choram porque elas têm medo ou não estão habituadas ao ambiente do consultório. Com algumas consultas de condicionamento, é possível contar com a total colaboração do pequeno, sem provocar qualquer trauma durante os atendimentos.

É importante lembrar que quanto mais cedo for identificado o problema, mais fácil e indolor se torna o tratamento, por isso, é muito importante realizar a prevenção com visitas periódicas na odontopediatra ou ao dentista que atende na área de odontopediatria.

A importância de tratar os dentes de leite:

Os dentes de leite, ou decíduos, apesar de serem temporários, devem receber os mesmos cuidados que os dentes permanentes. São eles que preparam a criança para receber os dentes definitivos além de executarem funções essenciais.

Os pequenos dentinhos são responsáveis pela manutenção dos espaços necessários para que os dentes permanentes irrompam na posição correta, eles servirão de guia para a nova erupção dentária, evitando assim, problemas de maloclusão. Dentes decíduos livres de cáries e doenças gengivais criam um ambiente saudável para os dentes permanentes, além de contribuir para uma melhor saúde da criança.

Dente de leite tem canal?

Sim, dente de leite tem canal e muitas vezes precisa ser tratado. O dente decíduo, assim como o permanente, tem raiz e no seu interior existe um canal por onde passam nervos e vasos sanguíneos, que chamamos de polpa do dente. Por isso, quando a cárie está avançada, a criança pode sentir dor neste dentinho. Além disso, o dente permanente está sendo formado muito próximo desta raiz e pode ser afetado caso haja algum trauma ou infecção no dente decíduo.

Sendo assim, é muito importante tratar o canal do dentinho caso seja esta a indicação, desta forma, solucionamos a infecção e a dor, e ainda garantimos a erupção de dentes permanentes fortes e saudáveis!

Agende uma consulta e não deixe de cuidar da saúde bucal dos seus pequenos.

A área de odontopediatria da Clínica Orthodontica está apta e dar o melhor tratamento para suas crianças.

Agende já a avaliação do(s) pequenos na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!!

Odontopediatria e Ortodontia trabalham em conjunto

A odontopediatria e a ortodontia realizam um trabalho complementar de prevenção de futuros problemas dentários agindo de maneira corretiva e preventiva durante a infância. 
Quando uma alteração na oclusão está presente, esperar sempre será a pior opção, assim a ortodontia ajudará com o tratamento adequado. A tomada de decisão errada nessa fase de diagnóstico pode complicar e encarecer desnecessariamente o tratamento corretivo na infância ou na adolescência.

Desde a fase de dentição decídua completa (aquela em que todos os “dentes de leite” se encontram na boca) é imprescindível o acompanhamento da criança sob o ponto de vista Ortodôntico e Ortopédico.

Até que a dentição permanente se complete, uma série de mudanças ósseas e dentais acontecem, sendo todas elas necessárias para que as funções (mastigação, respiração, deglutição e fonação) e a face se desenvolvam em equilíbrio.

A Ortodontia Infantil acompanha o crescimento e o desenvolvimento facial e as trocas dentárias da criança para se e quando necessário, corrigir o “rumo” e deixar a natureza continuar a agir!
É importante lembrar que alguns tratamentos são mais facilmente realizados durante a infância e evitam que futuramente sejam necessários tratamentos mais complexos e invasivos.
Para que vamos esperar para corrigir o problema? O ideal é SIMPLIFICAR o problema quando está em formação!
 
Sobre o tratamento ortodôntico para crianças, veja mais na página: Ortodontia-Infantil 

Venha conversar com quem entende!
Junte-se ao time dos 35 MIL SORRISOS da Clínica Orthodontica!