ENDODONTIA - EXTRAÇÃO DO SISO

Alguns problemas não podem esperar. A Orthodontica pode lhe ajudar!

ENDODONTIA - TRATAMENTO DE CANAL

A dor de dente, dor na mandíbula e na maxila são queixas comuns. A dor pode se manifestar por meio de pressão no dente ou através de estímulos quentes ou frios. 

Se a dor persistir por mais de 15 segundos após a remoção do estímulo, certamente a polpa dentária — porção nervosa do dente — está sob um processo inflamatório. À medida que a dor aumenta, ela pode irradiar para o rosto, o ouvido ou todo o maxilar.

Por isso é importante comparecer à visita periódicas com o dentista e verificar a necessidade de um tratamento de canal para aliviar a dor do paciente. 

Tratamento

O tratamento de canal é um dos procedimentos mais comuns realizados em odontologia. É indicado para pacientes com estágios avançados de cáries ou que sofreram traumas nos dentes.

Canal é um termo utilizado para descrever a cavidade no interior do centro do dente, onde está contida a polpa dentária – o feixe nervoso.

Esse feixe nervoso estende-se da câmara pulpar até a ponta da raiz do dente.  Uma vez formado o dente, a única função da polpa dentária é sensorial – fornecer a sensação de quente ou frio. A presença ou ausência da polpa dentária não afetará o funcionamento do dente.

O tratamento de canal é o feito para que haja remoção do tecido pulpar do dente e tem como finalidade acabar com a dor ou impedir que a ela se instale nos casos de dentes com cáries extensas. 

Este procedimento de canal também pode ser realizado previamente a um tratamento de odontologia estética, antes da colocação de uma prótese dentária. 

Passo a passo do tratamento de canal:

  1. acesso — é a primeira parte do processo em que o profissional realiza a abertura do canal para ter acesso à polpa infectada;

  2. remoção — parte em que é retirada a parte que ocasiona dor no paciente: o tecido pulpar. Desta forma a camada interna sensorial do dente é esvaziada;

  3. realização da obturação — é feito o selamento da cavidade que foi esvaziada.

Conhecendo a estrutura dos seus dentes:

Todo dente é oco e composto por várias camadas. A camada mais externa é chamada de esmalte, que é a substância mais dura e mineralizada de todo corpo. Abaixo da camada de esmalte está a dentina. 

Esta camada é quase tão dura quanto o osso e, ao contrário do esmalte, contém terminações nervosas. Sob a dentina está a polpa dentária, que é um tecido vascular, composto de:

  • vasos sanguíneos com arteríolas e vênulas;

  • tecido conjuntivo;

  • fibras nervosas e células — incluindo odontoblastos, fibroblastos, macrófagos e linfócitos. 

A polpa é necessária para alimentar o dente durante o seu processo de formação e desenvolvimento durante a infância e juventude. 

Uma vez que o dente está completamente formado, a função da polpa é transmitir a sensibilidade frente à mudança de  temperatura e responder com estímulos de dor quando o dente está diante de algum trauma ou processo infeccioso.

É essa parte que irá ocasionar dor no paciente e indicará a necessidade de um tratamento do canal.

A Clínica Orthodontica conta com profissionais capazes de proporcionar o tratamento certo para o seu caso. Agende já sua avaliação para o tratamento de canal na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!

Extração do siso

A extração do siso é uma cirurgia para a retirada dos dentes terceiros molares, conhecidos também como dentes do siso ou dentes do juízo. A cirurgia de extração do siso pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer - é o chamado dente do siso incluso. A cirurgia pode ser realizada por um Cirurgião Dentista ou Cirurgião Buco-Maxilo-Facial   

Quando é indicado?

A extração do siso deve ser feita apenas quando os dentes do siso não nasceram adequadamente na boca. Caso o dente esteja presente na boca e não comprometa a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, na fase final da mastigação, e não precisa ser retirado. A indicação de extração do siso se relaciona a: 

  • Pressão nos dentes vizinhos que gere riscos de traumas e/ou perdas do alinhamento dos dentes

  • Incapacidade de higiene adequada dos dentes do siso por falta de acesso com as escovas

  • Alterações na normalidade da mordida e da fala motivadas pela presença dos sisos

  • Dentes inclusos: que não conseguem "nascer" pela falta de espaço ou má posição dentro dos maxilares

  • Sisos tomados por infecção recorrente, como cárie ou doença periodontal de tratamento complicado

  • Sisos em contato com a raiz dos segundos molares, podendo gerar dor e necessidade de tratamento de canal no futuro

  • Caso os sisos estejam gerando dor em outras partes da face, como mandíbula e ouvidos, já tendo sido investigadas outras possíveis causas para as dores  

Agende já sua avaliação para a extração do siso na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!!