SENSIBILIDADE NOS DENTES - LASERTERAPIA

Na Clínica Orthodontica, você pode tratar a sensibilidade.

SENSIBILIDADE NOS DENTES - LASERTERAPIA

A sensibilidade nos dentes causa dor e incômodos que podem impedir a realização de atividades simples do nosso cotidiano. Na Clínica Orthodontica você pode solucionar o problema de dentes sensíveis com métodos modernos e eficientes.

Laserterapia

O laser é um equipamento prático e fácil de ser usado, não causa nenhum tipo de desconforto e suas propriedades terapêuticas fazem dele um grande aliado no cotidiano do consultório odontológico. Este aparelho emite uma fonte de luz que, quando ajustado no comprimento de onda ideal para cada caso, proporciona ação anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (reduz a dor), bioestimulante (estimula a cicatrização tecidual) e bactericida (elimina as bactérias) quando associado a soluções específicas.

Laserterapia promove o alívio de dores diversas, como a hipersensibilidade dentinária, as de origem pulpar, as da articulação temporomandibular e mialgias. Promove melhor reparação tecidual e redução de edema nos tratamentos periodontais, nos quadros de herpes labial e de aftas (lesões traumáticas), e também proporciona um pós operatório mais confortável nos casos cirúrgicos.

Sensibilidade dentinária

Para quem sofre de hipersensibilidade dentinária, ou sensibilidade nos dentes, a simples ingestão de alimentos ou bebidas quentes e frias, ou mesmo escovar os dentes se torna um desafio, pois pode causar sensibilidade dolorosa.

sensibilidade nos dentes é um problema que afeta 57% da população adulta e acontece quando a dentina (camada interna que envolve o nervo do dente) fica exposta, ou por ausência do esmalte (camada superficial do dente) ou por retração gengival, expondo também a raiz do dente. A dentina é um tecido mais poroso que o esmalte e possui microtúbulos, que quando estimulados por mudanças de temperatura ou determinados alimentos, são capazes de conduzir sensibilidade dolorosa ao nervo do dente (a polpa dentária).

Causas da sensibilidade nos dentes

Quando a gengiva é agredida pela ação das bactérias (ou seja, não há boa higienização na região), ou pela escovação realizada com muita força e/ou utilizando cerdas duras, ela inflama e se retrai expondo a raiz do dente, bem como a dentina. Este quadro é conhecido como retração gengival e pode tornar os dentes sensíveis.

A exposição dentinária acontece quando o dente perde a sua camada protetora, o que pode ser causado por uma dieta ácida (ingestão frequente de refrigerantes ou frutas cítricas) ou refluxo gástrico, o que altera o pH bucal e pode destruir essa camada superficial; pelo bruxismo (ato de ranger os dentes durante o sono) ou apertamento dentário que levam ao desgaste; pela má oclusão dentária, que pode sobrecarregar um ou mais dentes, causando microtrincas; ou ainda a quebra de uma restauração ou fratura do próprio dente.

Existe também o quadro de sensibilidade dentinária temporária, que pode acontecer após a realização do clareamento dental. Nestes casos, ela pode aparecer ainda durante o procedimento e desaparece em pouco tempo.

Tratamento para dentes sensíveis

É de extrema importância identificar a causa da sensibilidade e o melhor procedimento indicado para cada caso. Para isso, é necessária a avaliação com um cirurgião dentista, onde será realizado um exame clínico e uma investigação da etiologia. É importante que se realize também a orientação sobre a higiene bucal juntamente com o uso da escova e pasta de dente ideal, de acordo com a necessidade.

Em alguns casos, é possível recobrir a região exposta com material restaurador ou ainda com enxerto gengival, promovendo a proteção da dentina. A associação do uso de um enxaguante com flúor pode ser necessária, a substância reforça os prismas de esmalte “fortalecendo” o dente. Atualmente, é possível promover o selamento dos túbulos dentinários através da laserterapia, um tratamento com diversas propriedades terapêuticas e muito eficaz no controle da sensibilidade dental.

Agende já sua avaliação para realização do tratamento para dentes sensíveis na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!

Afta, herpes e candidíase

No caso de aftas, herpes e candidíase bucal, o uso da laserterapia pode ser bastante eficiente para intensificar a recuperação das mucosas, bem como, diminuir a dor e o incômodo causados por essas doenças. Nesses casos a laserterapia age tanto auxiliando na regeneração dos tecidos, como também, na forma de anti-inflamatório.

Recuperação no pós-operatório

Por estimular a regeneração dos tecidos, a laserterapia também vem sendo amplamente utilizada nos processos de pós-operatório. Seja nos casos de extração, ou mesmo implante, o uso de laser faz com que a cicatrização seja mais rápida e mais eficiente em muitos casos.

Dores na ATM

Por fim, a laserterapia também é muito eficaz no caso de dores na ATM. Quem tem estalos ou dores ao abrir e fechar a boca pode usar o laser. Como o laser age como anti-inflamatório, nesses casos a dor e o incômodo do paciente é minimizado, melhorando sensivelmente o quadro.

Contraindicação e segurança da Laserterapia

Muitos pacientes têm receio com relação ao uso do laser. No entanto, o procedimento é bastante seguro e conta com pouquíssimas contraindicações. Em geral, o uso do laser só não é indicado nos casos de infecção local, onde é preciso a ação de um antibiótico prévio.

O tratamento com laser pode ser usado mesmo em crianças e idosos e na maioria dos casos os resultados são bastante satisfatórios.

A aplicação do laser, como conta com uma baixa frequência, é indolor. Após a aplicação, os pacientes costumam sentir alívio dos incômodos e não o contrário.