BRUXISMO - RONCO-PROTETORES

Para atletas: proteção! Quem sofre com bruxismo ou ronco: prevenção e conforto.

PROTETOR BUCAL

O atleta praticante de esportes de contato tem no mínimo 10% de chance de sofrer acidentes que impactam sua saúde dental/oral.  De acordo com a Academia Americana de Odontologia Esportiva, o uso do protetor bucal feito sob medida diminui em 80% o risco de trauma.

O protetor é recomendado não só para praticantes de esportes de luta. Também é recomendado à praticantes de skate, patinação, hipismo, crossfit, dentre outras modalidades.

Quando o protetor é personalizado, o atleta pode respirar pela boca, ingerir líquidos e falar sem retirá-lo. Ao usá-lo, o atleta se sente mais seguro, o que aumenta também o seu rendimento.

A Clínica Orthodontica está apta para preparar um protetor bucal totalmente customizado para sua boca para que usufrua de conforto e pratique esportes com alto rendimento.

Agende já sua avaliação para confecção do protetor bucal para prática de atividades esportivas na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ!

BRUXISMO

O bruxismo  pode causar dores de cabeça e na musculatura, desgastes nos dentes e até mesmo facilitar o aparecimento de doenças periodontais.

bruxismo é uma desordem funcional que acomete tanto adultos quanto crianças e é caracterizada pelo ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Por acontecer de forma inconsciente, é um ato involuntário que pode provocar dores na musculatura ao acordar ou ainda forte dores de cabeça mesmo durante o dia. Além disso, com o passar do tempo, provoca desgaste nos dentes e colabora para o aparecimento de doenças gengivais e do periodonto. Nos casos mais graves, o bruxismo pode levar a necessidade de tratamento de canal ou ainda distúrbios na articulação temporomandibular, a ATM. Este “exercício” praticado sem perceber, causa a hipertrofia do músculo masseter, localizado na região do ângulo da mandíbula, o que provoca um aumento de volume e pode levar a um desconforto estético.

Algumas pessoas podem apresentar estes mesmos sintomas em uma condição que chamamos de apertamento dentário. Ocorre mesmo durante o dia, em vigília, e o indivíduo mantém os dentes apertados uns contra os outros, quando a musculatura deveria estar relaxada. Estas condições, na maioria das vezes, estão relacionadas a fatores psicológicos como o estresse, mas podem ser causadas, ou ainda exacerbadas, pela ausência ou mau posicionamento dental ou mesmo uma simples mastigação incorreta.

Sintomas do bruxismo

O sintoma mais comum do bruxismo são as dores de cabeça frequentes. O paciente com esta condição pode apresentar também desgaste ou mobilidade nos dentes, zumbido no ouvido, dores e estalos ao abrir e fechar a boca, dor e fadiga nos músculos da face, no pescoço e mandíbula. Estes sintomas são intensificados nos períodos em que o paciente se encontra em situação de estresse e pode levar a alterações do sono. É importante lembrar que o bruxismo dificilmente apresenta apenas um fator causal.

Tratamento do bruxismo

tratamento do bruxismo será elaborado, caso a caso, de acordo com o diagnóstico do profissional. Caso haja uma desarmonia na oclusão, pode-se realizar ajuste oclusal por desgaste ou acréscimo de estrutura, reposição de dentes ausentes ou ainda, terapia ortodôntica. Além destas opções, o uso da placa oclusal é muito importante, este é um dispositivo confeccionado sob medida que alivia as tensões exercidas pelos músculos da face, além de proteger as estruturas dentárias dos desgastes e das forças direcionadas aos dentes no momento de apertamento e fricção.

É importante lembrar que o bruxismo, por estar relacionado a condições emocionais, o paciente que sofre deste distúrbio funcional deve procurar meios para diminuir o estresse, seja pela prática de atividades físicas e terapias relaxantes ou ainda por acompanhamento psicológico com medicações específicas, quando houver necessidade.

Agende já sua avaliação para o tratamento do bruxismo na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ!

Tratamento Antirronco

O ronco é um distúrbio que se caracteriza por interrupções da respiração durante o sono que acontecem em intervalos de dez a trinta segundos. Frequentemente, a pessoa não percebe que desperta durante a noite para recuperar o ar antes de voltar a dormir. As consequências para a saúde vão de simples sonolência diurna e dificuldade de concentração à problemas cardíacos como hipertensão, infarto, derrame e, até mesmo, morte súbita. Os obesos são mais propensos a sofrer do problema.

O ronco pode surgir sozinho ou acompanhado da apneia do sono. Mesmo se não houver apneia, o ronco requer tratamento, pois trata-se da vibração da respiração, passando por vias aéreas mais estreitas do que deveriam ser. Este estreitamento já justifica a avaliação, na especialidade de otorrinolaringologia.

Já o ronco em si, é algo que prejudica, não apenas a saúde do roncador, mas também todos a sua volta, na hora de dormir.

Você sabia que um dos tratamentos eficientes, tanto para o ronco, como para a apneia do sono é realizado pelo aparelho intraoral. 

O tratamento é realizado através da elaboração de placas que são específicas para a boca de cada paciente. São duas placas acrílicas - superior e inferior - que mantém a mandíbula de forma que a garganta libere a passagem de ar durante o período de sono. A apneia obstrutiva noturna, ou apneia do sono, é decorrente da flacidez dos tecidos da garganta, que acabam por obstruir a passagem do ar. Roncar alto, não importa a posição em que se está deitado, acordar cansado, com a boca seca ou com dor de cabeça são sintomas deste tipo de apneia.

A apneia do sono pode apresentar inúmeras consequências para o indivíduo, dentre as quais:

  • Sonolência no dia seguinte;

  • Irritabilidade;

  • Sobrecarga cardiopulmonar;

  • Pressão alta;

  • Infarto;

  • Insuficiência cardíaca;

  • Acidente Vascular Encefálico (AVE); dentre outros.

Por que realizar esse tratamento?

O aparelho apresenta a solução do problema em 87% dos casos de ronco e apneia, contra 20% a 40% dos casos tratados cirurgicamente.

Agende já sua avaliação para início do tratamento antirronco na Clínica Orthodontica de Macaé/RJ e Rio das Ostras/RJ!